21 de fevereiro de 2005

verão em criança

no verão, a avenida fernão de magalhães deserta, a ida para a figueira, o calor, a napa preta dos bancos do citroen diane vermelho e colar-se às pernas, a paragem para comprar morangos, a vista dos campos do mondego do bando traseiro, a chegada à praia de buarcos pela antiga estrada do forte, o sol no corpo, o bronzeador, a voz dos meus pais a dizerem-me para não me afastar, as rochas, o senhor vestido de branco a vender caramelos e pinhoadas e bolacha americana, ainda estou a ver a cara dele, a figueira do início da década de 80...o regresso a coimbra, imaginar que não era daqui, tentar ver as coisas com o primeiro olhar de um estrangeiro, a entrada feia da cidade para quem vinha do mar, a casa na ladeira do seminário, o cheiro a comida vindo da cozinha e o meu pai a tentar trabalhar com três crianças a fazer barulho, o seu ódio à televisão que ameaçou atirar pela janela. o telejornal com o raul durão.

Sem comentários: